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Quem acompanha o mundo dos games sabe que existe muita rivalidade entre os jogadores e suas preferncias por consoles ou jogos especficos. Contudo, existe um elemento que obriga todos a concordarem.

Nos ltimos anos, o padro de qualidade dos jogos aumentou e muito. O tamanho das produes cresceu exponencialmente, levando os estdios a investirem muito mais dinheiro para desenvolver um nico ttulo.

Certos ttulos exigem centenas de artistas, designers, animadores, atores e compositores trabalhando na criao dos jogos, isso sem contar o investimento em publicidade que tambm ultrapassa a casa dos milhes de dlares.

Atualmente, no difcil encontrar produes que custam mais caro do que filmes para serem desenvolvidas. Somente para ter uma ideia: no incio da dcada de 1990, o oramento para o desenvolvimento de um ttulo de peso ficava na faixa dos US$ 100 mil (R$ 200 mil). Quando a id Software desenvolveu o primeiro Doom, o investimento foi de mais de US$ 200 mil (R$ 400 mil), o que enquadrou o game como um dos ttulos mais caros da histria at ento.

Ns separamos uma lista com alguns dos games que tiveram o maior oramento de todos at hoje. Acompanhe:

Importante: os valores mostrados nos ttulos trazem nmeros corrigidos pela inflao atual para facilitar a comparao.

Star Wars: The Old Republic (2011) cerca de US$ 204 milhes

Star Wars The Old Republic um MMORPG lanado no final de 2011 para PC. O game leva os jogadores a uma das maiores reconstrues do universo de Star Wars j vista at hoje, contando com milhares de personagens, objetos e referncias ao universo fantstico criado por George Lucas.

Apesar de o oramento oficial no ter sido divulgado, ele pode ser considerado por analistas como o game mais caro j produzido at hoje. Estimativas do conta de uma cifra que ultrapassa os US$ 200 milhes (R$ 400 milhes).  Esse alto investimento decorrente de mais de 800 pessoas trabalhando durante seis anos em quatro continentes. Para dublar os mais de 4 mil personagens em trs idiomas diferentes, foram necessrios mais de mil atores.

Embora tenha sido bem recebido pela crtica, a taxa de jogadores pagantes que explodiu nos primeiros meses infelizmente diminuiu muito, o que obrigou a Electronic Arts a transformar o jogo em um ttulo gratuito para jogar.

Grand Theft Auto 4 (2008) US$ 106 milhes

Grand Theft Auto tambm elevou os padres de qualidade e de liberdade dentro do mundo virtual. Se o terceiro ttulo da srie j impressionou pela qualidade e complexidade, GTA 4 chamou o mundo para apreciar uma Liberty City completamente remodelada e viva, deixado todos de queixo cado com o nvel de detalhes.

A produo no foi barata. O game de 2008 custou cerca de US$ 100 milhes (R$ 200 milhes) para ser produzido. J pensou quanto vai custar o desenvolvimento de GTA V, que j muito maior que o seu antecessor? Analistas garantem que a cifra j ultrapassou os US$ 137 milhes (cerca de R$ 270 milhes). Mas dane-se, GTA. O investimento vale a pena.

Shenmue (1999) US$ 98 milhes

Shenmue foi uma proposta ousada. O game de Yu Suzuki desenvolvido pela equipe AM2 da SEGA foi concebido para ser uma das obras mais impressionantes dos games, trazendo recursos de liberdade baseados na vida real, como ciclo de tempo e personagens secundrios mais inteligentes algo indito na poca. O game tinha uma tarefa complicada: ajudar a estabelecer o SEGA Dreamcast no mercado.

Para tentar atingir esses objetivos ousados, Shenmue custou SEGA aproximadamente US$ 70 milhes (R$ 140 milhes), custo de produo que inclui o game a sua sequncia, que acabou no sendo lanada. Apesar de ser um ttulo extraordinrio e ter vendido relativamente bem, a SEGA acabou tendo prejuzo com o jogo.

Em valores atuais, o custo da produo seria de aproximadamente US$ 98 milhes (R$ 196 milhes).

The Elder Scrolls V: Skyrim (2011) US$ 86 milhes

Skyrim uma obra de arte em diversos aspectos. O gigantesco continente de Skyrim pde ser explorado pela primeira vez na srie, enquanto voc enfrentava drages e descobria poderes e incrveis lugares para visitar no enorme mundo do jogo.

A produo levou cerca de trs anos e meio e teve um custo estimado de US$ 85 milhes (R$ 170 milhes) entre desenvolvimento e publicidade. Ao todo, quase 200 pessoas estiveram envolvidas na produo do ttulo.

No caso de Skyrim, o investimento foi recuperado rapidamente, j que somente na primeira semana de lanamento a Bethesda arrecadou mais de US$ 450 milhes (R$ 900 milhes) com o ttulo.

Gran Turismo 5 (2010) US$ 84 milhes

Gran Turismo uma das franquias de mais peso da Sony, e no toa. Desde que estreou no PlayStation, o game vem reunindo uma legio de fs e adoradores do automobilismo devido ao alto grau de realismo e complexidade do ttulo.

O quinto captulo da srie no poderia ser diferente. Os mais de mil carros disponveis, alm de grficos cinematogrficos e uma tonelada de extras, teve o incio da sua produo com um oramento inicial de US$ 60 milhes (R$ 120 milhes). Entretanto, o processo de desenvolvimento acabou aumentando um pouco, chegando aos US$ 80 milhes (R$ 160 milhes) na conta final.

Metal Gear Solid 4 (2008) US$ 54 a US$ 74 milhes

Metal Gear Solid sempre esteve no topo dos games de ao como um dos ttulos de espionagem mais aclamados, e o quarto captulo da srie no uma exceo regra. A produo de Hideo Kojima teve incio em 2005, mas s chegou ao mercado em 2008. O grande nmero de cutscenes e detalhes visuais absolutamente bem trabalhados fazem com que o ttulo de cinco anos de idade ainda no parea ultrapassado.

Apesar de o oramento final no ter sido divulgado, especialistas garantem que o investimento no desenvolvimento de Metal Gear Solid 4 tenha ficado entre US$ 50 a 70 milhes (R$ 100 a 140 milhes). Um valor justo, se analisarmos a qualidade da produo.

Final Fantasy VII (1997) US$ 65 milhes

Quando a Square-Enix (na poca Squaresoft) decidiu abandonar a Nintendo, sua parceira de tantos anos, em prol da Sony, muita gente desconfiou da qualidade de Final Fantasy VII. Quando o game foi lanado, ele simplesmente elevou o padro de todo o segmento em termos de desenvolvimento e qualidade.

O estdio investiu US$ 45 milhes (cerca de R$ 90 milhes) na poca para desenvolver um dos jogos mais aclamados de todos os tempos. Some isso aos milhes de dlares investidos em publicidade pela Square e pela prpria Sony, que desembolsou mais de US$ 100 milhes (R$ 200 milhes) apenas no ano de 1997 para promover o PlayStation e seus jogos.

Em valores atualizados pela inflao de hoje, o game teria custado quase US$ 65 milhes (R$ 130 milhes), sem contar o investimento em marketing.

Too Human (2008) US$ 64 milhes

Too Human teve uma histria polmica do incio ao fim: a produo levou aproximadamente 10 anos para ficar pronta. O ttulo comeou a ser planejado em 1999 e deveria ser lanado para o primeiro PlayStation. Pouco depois, o desenvolvimento passou para o Gamecube e o game s acabou sendo lanado definitivamente em 2008, no Xbox 360.

A histria de fico cientfica deveria ser uma trilogia retratando uma aventura que se passa em um mundo futurista com elementos que remetem mitologia nrdica. O processo conturbado de produo custou caro: cerca de US$ 60 milhes (R$ 120 milhes) foram investidos pelo estdio Silicon Knights valor que no passou nem perto de ser recuperado pela empresa.

Final Fantasy XIII (2009) US$ 53 a US$ 64 milhes

A saga de Lightning e companhia custou caro para a Square. O game foi o primeiro ttulo da franquia para a nova gerao de consoles. O novo sistema de batalhas, as animaes, as sequncias de vdeo e a dublagem dos personagens chamaram a ateno pelo capricho.

O desenvolvimento do game comeou ainda em 2004 e trouxe mudanas radicais no ncleo dos RPGs da srie. A principal reclamao dos jogadores foi quanto linearidade da histria, que tirou boa parte da liberdade de explorao.

Contudo, o ttulo foi bem recebido pela crtica e j vendeu mais de 7 milhes de cpias, sendo o game de venda mais rpida da franquia, provando, novamente, que a Square-Enix sabe como investir o seu dinheiro.

Killzone 2 (2009) aproximadamente US$ 42 a US$ 64 milhes

O jogo de tiro em primeira pessoa exclusivo para PlayStation 3 traz batalhas frenticas contra grandes nmeros de inimigos. O ttulo conta com grficos surpreendentes incluindo animaes de alta qualidade e efeitos de profundidade de campo incrveis.

O desenvolvimento do jogo durou quatro anos e o projeto comeou com um oramento definido em US$ 20 milhes (R$ 40 milhes). Com os atrasos sofridos na produo, o custo subiu muito. Estimativas no oficiais garantem que a cifra final ficou na casa dos US$ 40 a US$ 60 milhes (cerca de R$ 80 a 120 milhes).

O investimento em publicidade sempre foi grande

Lanado em 1982 para o Atari 2600, a verso caseira de Pac-Man era relativamente inferior verso original para os arcades, mas isso no impediu a febre pelo famoso Come-Come. Tanto que a Atari investiu mais de US$ 3,5 milhes cerca de R$ 7 milhes (valores atualizados pela inflao atual) somente em publicidade.

A Nintendo tambm investiu pesado. O primeiro Donkey Kong, lanado em 1981, custou US$ 252 mil, cerca de R$ 500 mil (em valores atuais), para ser desenvolvido. O primeiro captulo da srie The Legend of Zelda, lanado em 1986, teve um investimento total da empresa, apenas em marketing, de U$ 10,5 milhes (R$ 21 milhes) virgula em valores atuais.

A lista de games com oramentos enormes s tende a aumentar, isso porque os ttulos esto ficando cada vez mais complexos e cheios de detalhes. Os jogadores no se contentam mais com pouco e exigem cada vez mais, o que tem levado as produtoras a contratar cada vez mais gente para desenvolver os ttulos e, consequentemente, multiplica o investimento necessrio.



A Public Broadcasting Service uma emissora de televiso estadunidense de carter educativo-educacional que deu incio a uma srie relacionada a grandes inventores. No vdeo acima, produzido pela emissora, voc confere Ralph Baer: o homem a quem atribudo o ttulo inventor do video game. Atualmente ele tem 91 anos, porm nunca deixou de mexer com hardware desde o lanamento do primeiro console vendido comercialmente, o Odyssey.

Em 1972, a empresa Magnavox fez a parceria com Baer para produzir o console que chegou ao Brasil apenas no final da dcada, ficando conhecido como Telejogo por aqui (fabricado pela Philco e Ford). O prottipo do Odyssey foi desenvolvido em 1967 e foi apelidado de Brown Box (caixa marrom). O console era to simples que nem processador possua, sendo constitudo por quatro dzias de transistores e diodos espalhados em uma placa.

Como um inventor por profisso e por hobby, outra contribuio de Ralph Baer para a indstria dos video games foi a pistola de luz, um perifrico capaz de interagir com a tela da TV, sendo usado para jogos de tiro. Embora tenha criado o acessrio depois de o Magnavox Odyssey ter sido lanado, no mesmo ano o console apresentou uma edio especial que j vinha com a pistola ou seja, o primeiro video game comercial j tinha os elementos interativos de hoje.

O primeiro comercializado, mas no o primeiro

Muito embora Ralph Baer tenha recebido toda a glria de ter inventado o video game, ele possui o mrito apenas de ter adaptado a inveno de outras pessoas para um modelo mais porttil voc h de convir que, quando comparado a uma mquina de fliperama, um console algo muito mais prtico. Na verdade, o primeiro video game pode ser atribudo a uma inveno de 1940, 27 anos antes de Baer pensar em fazer a caixa marrom.

Em 1940, Edward U. Condon desenvolveu um computador para expor em uma exibio mundial. Ele era capaz de jogar Nim com as pessoas, porm vencia em 90% das vezes. Em 1947, seguindo adiante, Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray patentearam um aparelho de diverso com tubo de raios catdicos: usando o tubo enganchado em um display de osciloscpio, o jogador era desafiado a atirar para acertar no alvo da tela.

Alguns anos depois, em 1950, Claude Shannon escreveu um artigo falando sobre como programar um computador para jogar xadrez. No mesmo ano, o famigerado Ala Turing criou esse programa. Continuando, em 1952, A. S. Douglas criou o jogo OXO (um jogo da velha) no computador EDSAC, de Cambridge, como parte de sua pesquisa sobre interao entre homem e mquina.

A linguagem BASIC

Outros anos marcantes foram 1954, 1955, 1956, 1957, 1958 e 1959: todos tiveram alguma pesquisa relacionada interao entre homem e mquina e como tornar os computadores mais eficientes em jogos de damas, por exemplo.

Em 1962, no entanto, o estudante do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Steve Russell inventou o jogo Spacewar!, considerado como o primeiro video game, propriamente dito, para computadores. O jogo se espalhou pelos Estados Unidos e logo ficou conhecido.

O ano de 1964 representa outro marco na histria dos video games, pois foi quando John Kenedy inventou, em Dartmouth, a linguagem de programao BASIC e um sistema que permitia o acesso de outros computadores a um servidor central. Graas a essa linguagem, a criao de jogos foi facilitada exponencialmente, tanto que em 1965 o primeiro game de futebol americano foi criado.

Finalmente, apoiado nos ombros dos pesquisadores que permitiram o desenvolvimento da tecnologia do que viria a se tornar o video game, Ralph Baer teve a ideia de jogar usando televises em vez de computadores (isso teria acontecido no dia 1 de setembro de 1966, enquanto ele esperava um colega em uma estao do nibus de Nova York).

Pong, a lenda dos arcades

Em 1958, Willy Higinbotham (um dos inventores da bomba atmica) criou um jogo de tnis em um computador com um osciloscpio, mostrando-o em uma exposio pblica, em Brookhaven National Laboratory. Embora tenha sido desmontado dois anos depois e quase completamente esquecido, ele praticamente previu o jogo Pong, pois era baseado no mesmo princpio.

Pong foi o primeiro arcade (fliperama) da Atari, lanado em 1972, porm os fundadores da companhia (Nolan Bushnell e Ted Dabney) haviam lanado Computer Space no ano anterior, antes de fund-la. Logo, ele tambm no chega a ser o primeiro de todos, mas apenas aquele que primeiro conseguiu lucrar significativamente, dando realmente incio indstria dos jogos.

Depois disso, em 1973, saiu a primeira revista de jogos, na qual se encontravam 101 jogos para computador feitos em BASIC. Em 1974, o primeiro game de tiro em primeira pessoa foi lanado, Maze Wars (duas dcadas antes de Doom). Em 1977, o Atari 2600, primeiro video game de muitos brasileiros, chegou ao mercado, seguido do famoso Space Invaders, em 1978 (com fliperama).

O restante da histria voc provavelmente j conhece: alm de outros consoles, finalmente a Nintendo entrou no mercado, seguida pela SEGA, pela Sony e, anos depois, pela Microsoft. A guerra entre os consoles foi ficando cada vez mais acirrada e novas tecnologias surgiram, melhorando grficos e jogabilidade. Enfim, tudo isso foi possvel graas a vrias pessoas, no apenas a Ralph Baer, embora ele seja o grande culpado pelos video games (comercialmente falando).



Todo mundo que j teve um celular antes da era dos chips e da popularizao da internet mvel sabe o quo desafiador o joguinho Snake. Popularmente conhecido com oJogo da Cobrinha, o ttulo era muito usado como passatempo em salas de esperas antes de consultas mdicas, em filas de nibus ou metrs e nas mais diversas situaes, inclusive em momentos bem mais pessoais e mau cheirosos.

O problema que, mesmo com inmeras pessoas se aventurando na proposta simplista do joguinho, termin-lo era apenas para pessoas muito habilidosas. Tambm sempre foi comum ouvir algum dizer que conhecia uma determinada pessoa que j havia conseguido o feito de zerar o game.

Desta vez, um GIF apareceu na internet mostrando que isso possvel. E mais: basta olhar para as imagens para entender a maneira com a qual o jogador realizou o incrvel feito. Trata-se de 13 minutos e sete segundos de pura habilidade manual e muita expertise visual, para conseguir pegar todas as bolinhas brancas sem que a cobrinha toque as extremidades da tela ou mesmo venha a tocar-se. Vale a pena conferir o GIF at mesmo mais de uma vez!

Prédio vira um jogo
Postado por: ComeCome, , 00:00 - 0 comentários

Professor da Drexel University, Frank Lee dirigia pelas ruas da Filadlfia em 2008 quando avistou o Cira Centre, um prdio comercial de 133 metros de altura que decorado com 1,5 mil LEDs. Alm de iluminar o edifcio, eles mudam de forma e viram desenhos temticos para datas comemorativas ou times esportivos da cidade.

Por ser um fantico por tecnologia, Lee pensou em outra utilidade: o prdio era perfeito para abrigar um jogo gigante de Pong, o simulador de tnis que um dos pioneiros da histria dos games. Cinco anos depois, ele conseguiu e o resultado o que voc confere no clipe acima.




Tacada certeira

Com a autorizao da prefeitura local para usar o prdio e quase nenhum oramento, ele comeou desenvolvendo uma verso prpria de Pong. Em seguida, com a ajuda de colegas da universidade, ele usou um arquivo com dados da iluminao do Cira Centre para conectar cada pixel do jogo com um dos LEDs do local sendo que todos ganham um IP especfico e s ento so ligados em rede.

Utilizando um notebook para controlar todo o sistema e dois controles ligados no laptop via USB, Lee foi capaz de jogar Pong por alguns minutos no telo. O game apresentou uma lentido no programada, porque o alto nmero de curiosos com gadgets com acesso internet no local acabou sobrecarregando a rede 4G utilizada pelo professor para se conectar com o prdio.

Uma nova jogatina ser realizada no mesmo local em 24 de abril e, por enquanto, o professor no tem outro game em mente para transportar para o edifcio.



A quantidade de pessoas que jogavam criaes como FarmVille, da Zynga, caiu drasticamente no ltimo trimestre. Mesmo assim, a receita da companhia no perodo foi melhor do que se esperava, conforme dados divulgados nessa quarta-feira, 24.

Nos ltimos trs meses o nmero de usurios ficou em 253 milhes, o menor patamar desde os 331 milhes registrados no terceiro trimestre de 2012, segundo a Reuters.

Em contraste, o mercado investidor esperava ver prejuzo de US$ 0,04 por ao, mas a Zynga lucrou US$ 0,01. No segundo trimestre, entretanto, a empresa espera perder entre US$ 0,03 e US$ 0,05 por ao, enquanto analistas preveem prejuzo de US$ 0,01.

J a receita ficou em US$ 263,6 milhes - 18% mais baixa, em comparao anual, mas melhor do que a previso de Wall Street.
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